• Tesch Energia

Instalou energia solar e a conta continua alta?


Você gastava muito com energia e instalou um sistema fotovoltaico supermoderno, mas continua pagando caro para a concessionária? Alguns fatores importantes podem influenciar no consumo ou no déficit da produção de energia, continue neste post para entender um pouco mais!


Quando dimensionamos um sistema fotovoltaico para nosso cliente, especialmente o residencial, levamos em consideração inicialmente, o histórico de consumo de um ano registrado em sua fatura de energia. Porém é imprescindível entender a rotina de consumo e as cargas de sua residência ou empreendimento.


Geralmente existe um equipamento que quase nunca é ligado por economia e, depois de instalado o gerador fotovoltaico, o usuário passa a utilizá-lo por mais horas.


Equivocadamente, as lâmpadas já não são desligadas com frequência nem os banhos quentes são rápidos, por exemplo. Outros aparelhos elétricos de conforto são inseridos posteriormente como: chopeiras, frigobares, adegas, novos aparelhos de ar-condicionado em ambientes que não possuíam refrigeração, aquecedores, fogões elétricos etc. Desta forma é imprescindível que haja conscientização do consumo adicional desses equipamentos e de como funciona o fluxo de energia gerada pelos módulos e o que muda na rotina do cliente. É necessário prever essa elevação de consumo e, estando o cliente de acordo, dimensionar o sistema fotovoltaico considerando o “conforto energético” que irá ocorrer posteriormente.


A Tesch Energia, em seus projetos, geralmente considera um acréscimo de 10% na geração já prevendo essa elevação de consumo, mas às vezes não é suficiente.


Em alguns casos não é considerado com a devida importância o local onde o gerador fotovoltaico será instalado ou utiliza-se somente a base de imagens de um provedor de imagens aéreas (como o Google Earth, por exemplo), porém essas imagens podem estar desatualizadas.


Um prédio pode ter sido construído, causando uma sombra não prevista. A inclinação e orientação do telhado pode ser diferente da deduzida nas imagens. Antenas, árvores, postes e outros obstáculos podem reduzir drasticamente a geração de energia produzida pelos painéis. Por isso é imprescindível uma visita técnica ao local, com instrumentos e equipamentos adequados para um bom levantamento de dados que irá enriquecer o estudo de engenharia e se possa por parte do fornecedor, garantir com o máximo de precisão a geração ofertada ao cliente.


Infelizmente, a rotina de muitos empreendedores do ramo, se dá somente em coletar as informações por meio digital (WhatsApp, por exemplo) e enviar suas propostas da mesma forma, com pouquíssimo contato e no final, o cliente escolhe o mais barato. Essa é a receita certa para o estresse entre cliente e fornecedor, principalmente para o primeiro, que investiu um alto valor no projeto e não consegue obter retorno, nem financeiro, nem técnico da parte de quem o vendeu. Além dos problemas de um sistema mal projetado e instalado sem o conhecimento antecipado e detalhado do local, o que pode causar danos ao imóvel e até mesmo às vidas que o habitam.


O gerador fotovoltaico é um equipamento caro e complexo, ainda que por muitas vezes alguns instaladores digam que é muito simples, portanto, não deve ser adquirido de qualquer forma. As dúvidas devem ser esclarecidas com propriedade e objetividade antes da efetivação da compra.

Todas as informações acerca da geração, funcionamento, manutenção, novos dados da fatura de energia, créditos injetados, consumo, instalação, estética, reforços estruturais, correções na instalação elétrica existente devem ser apresentados e debatidos entre o cliente e o fornecedor. Certamente será um tempo investido que resultará na perfeita harmonia entre as partes envolvidas em relação ao novo equipamento solar instalado.


A Tesch Energia visando oferecer aos clientes excelência em qualidade, vem se especializando e aprofundando em temas ligados ao setor energético para entender e ofertar a melhor solução e a mais inteligente para a tão esperada economia de energia, de forma sustentável.


Investimos nas melhores ferramentas para um correto levantamento técnico e elaboração dos estudos que embasarão a aquisição e instalação dos equipamentos de geração fotovoltaica. Após a instalação, o cliente recebe um livro técnico contendo todas as informações técnicas e de utilização do gerador fotovoltaico, com todos os métodos utilizados no dimensionamento.


Mensalmente emitimos um relatório compilando a produção de energia e a fatura da concessionaria para melhor entendimento e garantir a total transparência no processo de relacionamento com nosso cliente.


Tem intenção de investir em um sistema fotovoltaico, mas está cheio de dúvidas?


Fale com nossa equipe clicando no botão abaixo e entenda como tudo funciona em detalhes!